sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O que somos?

A Faculdade de Medicna da UFRJ criou uma Comissão de Divulgação e Mobilização para informar à comunidade sobre a grave crise de redução do número de leitos para formação de seus alunos de graduação e pós-graduação.  Com os problemas estruturais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, houve uma redução significativa dos leitos, comprometendo a formação dos alunos.   Precisamos nos mobilizar.  Esta Comissão é aberta a toda a comunidade, professores, alunos e técnico administrativos para se juntarem ao nosso trabalho.  Estamos nos reunindo diariamente nesta fase, e sua presença é importante a qualquer momento, mesmo que não possa vir a todas as reuniões.  Você pode também colaborar deste blog, nos visitando, se informando e/ou  escrevendo suas opiniões, impressões e idéias.  Este espaço é aberto para toda a sociedade, e lembramos que as opiniões aqui deixadas não representam a Faculdade de Medicina da UFRJ ou esta Comissão, e sim quem as escreveu.  Criamos links para todas as principais redes como Facebook, Blogger, Twitter, para facilitar a comunicação.  Sua opinião é muito importante para nós.  Precisamos também do apoio de todos, para que ajudem a resolver essa grave situação.  Dependemos do Governo Federal para resolver esses problemas, mas também da união e participação de toda a sociedade do Rio de Janeiro.  Entendemos que a informação correta é um dos maiores mobilizadores, e estaremos trabalhando para garantir boas informações neste espaço.  Este portal foi construído em tempo recorde por um grupo de alunos da faculade de medicina, e é a demonstração de que estamos trabalhando com a rapidez e qualidade que o momento exige.  O sucesso dessas negociações para a criação de leitos suficientes para nossa faculdade e garantir a boa formação médica dos alunos é de responsabilidade de todos.  Precisamos de número adequado de leitos para nossos alunos, para não gerar mais prejuízos à formação dos nossos futuros médicos, e para continuarmos a ficar entre as melhores faculdades de medicina do país.  Assuma sua parcela de responsabilidade; este é o momento.  Envie para nós suas impressões e idéias para divulgação e mobilização.  Participe da Comissão.  Publique deste espaço.  O momento de participar é este.  Não teremos muito mais oportunidades.
A HORA É AGORA!
Prof. Eduardo Côrtes
Coordenador da Comissão

17 comentários:

  1. Fico feliz em saber que ainda temos um grupo que luta pela minha faculdade. Nós já fomos a melhor, e sei que agora estamos juntos para voltarmos a ser a numero um.
    Fica aqui meu apoio e ajudarei na divulgação.
    Vamos revitalizar essa faculdade de medicina, não podemos formar médicos desqualificados, um absurdo isso ocorrer com a UFRJ.
    Vamos lutar, vamos conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog, perfeita iniciativa. Achei seu blog por acaso no google, e apoio completamente. Torço para consigam o que querem e que todos os alunos se formem da maneira que deveria ser.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos lutar pelo nosso HU!

    ResponderExcluir
  4. Ótima iniciativa. Realmente a situação que se encontra o Hospital do Fundão é lastimável. Torço para que vocês consigam alcançar seus objetivos. Melhorar a estrutura do Hospital é garantir Saúde e Educação ideais para a Boa Formação profissional.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários. Continuem a participar aqui no blog, e também no twitter e facebook, com os links ao lado. Fazemos também pesquisas, em torno de 2-3 por semana, e pedimos sua colaboração votando em uma das respostas. Ajude na divulgação. Fale com seus amigos para se juntarem a nós. Todos esses sites são espaços democráticos, e aceitamos a adesão de todos. A Faculdade de Medicina é da UFRJ, uma instituição pública, e de portas abertas para todo cidadão. Por princípio e conceito, valorizamos e respeitamos idéias. Vocês serão todos muito bem vindos. Eduardo Côrtes - Coordeandor da Comissão

    ResponderExcluir
  6. Devemos pensar a Faculdade de Medicina (FM) em sua totalidade, isto é, nos cursos de graduação que a compoem (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional)e de pós graduação. É importante ajustarmos nosso discurso para que as nossas ações não sejam fragmentadas e voltadas apenas para um campo da FM. Que nos unamos para fortalecer nossas ações e oferecer uma formação de excelencia aos nossos estudantes e uma assistência igualmente de excelencia aos usuários do HUCFF. Parabéns pela iniciativa da mobilização e publicização dos desafios da FM/UFRJ.

    ResponderExcluir
  7. Uma nacão pode desenvolver estratégias contra si própria, tomar decisões que lhe sejam prejudiciais, ou mesmo escolher momentaneamente opções que possam posteriormente se mostrarem inadequadas. Entretanto, nada, mas nada pode ser tão catastrófico quando atentar contra a própria inteligência, a própria criatividade, excelência, e o seu próprio futuro. A Faculdade de Medicina da UFRJ forma médicos que estão entre os melhores do país, Seus professores, médicos e pesquisadores, são os profisionais mais reconhecidos em suas áreas de atuação. Que suicídio é esse, o de promover progressiva asfixia e a morte desta instituição, no momento em que tantos outros "investimentos" menos importantes são adotados com imediata primazia? É obrigatório que o país decida de uma vez por todas lutar pela excelência valorizando os seus recursos humanos.

    ResponderExcluir
  8. Já foram 743 visitas até agora, 22:35 do dia 30/10/11. Esse assutno mobiliza muito. Em meio a tantas outras "prtioridades" do governo, e pelo histórico de pouco caso pelo ensino médico, que não existe só em Brasilia mas também dentro da própria UFRJ, infelizmente, só vamos conseguir resolver essa situação de não termos leitos suficientes para ensinar medicina de forma apropriada se nos mobilizarmos. Precisamos também de repensar a estratégira de negociação. Estamos no fim do ano, quando tudo fica mais difícil, e temos de mostrar alguma capacidade de sensibilizar mais o governo. Mas de forma bem resolutiva, porque senão o ano acaba e não resolvemos nada.
    Concordo com os que disseram que estã sendo feita uma asfixia lenta, que está nos matando. Mas estamos meio submissos a essa asfixia. Queremos reagir. QUeremos reverter isto. Temos uma estratégia de mobilizar de forma mais resolutiva. Queremos solução, queremos respostas rápidas. Queremos que nossa instituição converse com quem decide, e não com emissários de Brasilia que não têm capacidade nem autoridade para decidir. Não há mais o que avaliar, levantar informações, etc. Tanto Brasilia como nós já sabemos muito bem de toda a situação. Chega de visitas do MEC apenas para conversar. Precisamos ter uma atitude mais decisiva. E saber consquistar o que queremos. Para isso é necessário nos mobilizarmos como nunca aconteceu. Vamos lá. Dá para conseguir.
    Eduardo Côrtes
    Comissão de Mobilização

    ResponderExcluir
  9. Belas palavras professor Maurice.

    ResponderExcluir
  10. Pô, é sério isso? Absurdo quererem fechar o hospital. Não é justo!

    ResponderExcluir
  11. Belíssima iniciativa! Considero o apoio, por menor que seja, de todos em qualquer sentido essencial não só para o futuro médico do estado do Rio de Janeiro mas para o futuro educacional e profissionalizante do Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Otima inciativa. Corram atras mesmo. Sugiro que nao dependam apenas do governo, tentem Parcerias Publico Privadas de alguma maneira, conversem com advogado pra analisar essa possibilidade.

    E se vocês sentarem pra conversar com coordenadores, reitor, secretarios melhor ainda. uma reunião pacifica na boa, na paz tentando entender quais sao os problemas do lado deles.

    ResponderExcluir
  13. Isso é uma questão que vai além do interesse dos alunos de Medicina da UFRJ. É importante a mobilização geral para que esse problema seja resolvido. Um hospital de uma das melhores universidades do país não tem condições de formar profissionais com plena qualidade no estado em que se encontra. E eu pergunto, o problema da saúde pública está aonde? Não é falta de hospitais e sim de investimento nos já existentes e na formação dos futuros médicos. Sou estudante de História e sei que perspectiva de condições de um professor hoje em dia são pessímas! Tudo isso contribui para o desistímulo pela profissão, tanto para quem será médico quanto para quem será professor entre outras carreiras.
    Por isso o dever de exigir seus direitos vai além dos estudantes de medicina. Isso é algo que afeta diretamente e indiretamente todos os indivíduos. Vamos lutar pelo o que é nosso por direito!
    Boa sorte e tenham certeza que há milhares de outras pessoas apoiando essa campanha.

    ResponderExcluir
  14. Este assunto não é apenas de interesse da Faculdade de Medicina da UFRJ. É da UFRJ como um todo, uma vez que a medicina é um dos melhores, mais conhecido e renomado curso desta instituição, desta forma, alunos de qualquer curso, da EQ, POLI, Faculdade de arquitetura, letras, e todos os demais devem também incentivar e participar desta mobilização. É de interesse também de todo Rio de Janeiro, uma vez que a UFRJ é uma das melhores universidades em praticamente todos os cursos ministrados nesta cidade e estado. E mais, é de interesse nacional, pois esta instituição, antigamente conhecida como Universidade do Brasil, é de importância, acadêmica e história, nacional, tendo reconhecimento nacional em diversas áreas. Em suma, um enfraquecimento na Faculdade de Medicina, é um enfraquecimento em toda instituição UFRJ, e não podemos deixar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Universidade do Brasil, tenha os recursos diminuídos em um de seus principais cursos.

    ResponderExcluir
  15. Importante!!!!
    Bruno Fernandes
    Olá a todos, gostaria de informar com total legitimidade que foi aprovado 17,5 milhões para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho como consta no Diário Oficial :
    http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=49&data=28%2F10%2F2011
    Olhem a tabela no lado direito!
    Abraços a todos .
    Bruno m. Fernandes

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela iniciativa!
    Eu acho que é isso mesmo, gente! A luta por melhores condições de saúde e educação esteve adormecida durante muito tempo nessa faculdade e eu espero que este seja um espaço que possibilite a união de pessoas que, apesar de terem objetivos comuns, não se mobilizaram porque não conseguiram se encontrar.
    Que bom que percebemos mais amplamente que é preciso fazer alguma coisa, que é possível fazer, que tem gente pra isso, que estamos pensando juntos e, mais do que isso, que estamos buscando outras amostras da sociedade para entrar na discussão também. Sim, porque, de fato, sozinhos, continuaríamos nos contentando com as medidas paliativas anuais.

    Vamos que vamos!
    Estarei na próxima reunião!

    ResponderExcluir
  17. A gente tem que lutar pelo HU! Um hospital com material humano tão rico quanto esse não pode se definhar devido ao descaso do governo!

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por nos acompanhar e não esqueça de deixar aqui seu comentário, sugestao e/ou crítica.
Tenha um bom dia! :-)